Materiais TICs - 100h

Curso II - Material para o Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs


***************************************************************

MATERIAIS DE APOIO (leitura, vídeos, etc)


1° Encontro
A sociedade da aprendizagem e o caminho - Pozo, J.I.
Tecnologias trazem o mundo para a escola - Maria Elizabeth B. de Almeida

ATIVIDADE A DISTÂNCIA
Propomos que o cursista reflita sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem.
Sugere-se que, complementarmente, sejam consultadas, na íntegra, a indicação da leitura:
Entrevista Antônio Nóvoa
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=59
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.
Aguardem próxima Atividade......


ATIVIDADE A DISTÂNCIA (lembrando que são 2 atividades)

ATIVIDADE 1.3
Olá cursista,
REFLITA sobre a escola nesta sociedade.
"Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
"
Dando continuidade à reflexão sobre Educação e Tecnologia
Agora vamos realizar a Atividade 1.3 assistindo à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.

(Dowbor, L., 2001)

Na página "Vídeos" do Blog você encontrará o vídeo do Downbor


ATIVIDADE 1.4
Esta atividade é bem simples, faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.
Essa atividade deverá ser colocada no menu Biblioteca; Material do Aluno, escolhendo o tema: Atividade 1.4, subtema: "Tecnologias exist lembram da 1º aula? Se acaso não conseguirem... podem levar o arquivo no pen-drive.
Bom agora, boa Atividade, e já sabe,, qualquer dúvida é só postar....
Aguardem a próxima Atividade.....


ATIVIDADE A DISTÂNCIA (lembrando que são 2 atividades)

ATIVIDADE 1.5
Em primeiro lugar, não precisa ser realizado aquele Mapa Conceitual exatamente como pede na apostila, vamos utilizar como base o projeto que vocês discutiram na aula presencial, coloquem em um editor de texto ( Word, Broffice Writer) os seguintes itens:
  1. Nome do tema, nome da ferramenta tecnológica que irão utiliza ou algum programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias destacadas para colocar em ação.
  2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ex.: ativ5barbara
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha,
sinais de pontuação e
outros caracteres especiais.
Posteo arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material
do Aluno
, tema “Atividade 1.5”, subtema: “Experiência_Sugestões de aulas”.


ATIVIDADE 1.6
Faça uma análise através de pesquisa na internet ou na própria escola com
professores, sobre os benefícios pedagógicos utilizando o Projeto de aprendizagem.
Essa analise vocês colocaram na Biblioteca, Material do Aluno, tema:
Atividade1.6, subtema: Projeto de Aprendizagem
Agora para uma análise, vamos na apostila na Unidade I, na página 6, clicar no
destaque onde está escrito [Realize a atividade 1. 6: Webquest sobre
projetos de Aprendizagens] e veja passo a passo, na aba Recursos,
entre nos links para conhecer um pouco mais sobre trabalhos desenvolvidos
através do Projeto de Aprendizagem....
WEBQUEST, vamos conhecer melhor?
Continuando na Página 6, vamos clicar no destaque, no link, [Hipermídia Conversando
sobre a Webquest] e conhecer essa didática.
Nessa perspectiva de maior orientação, essa metodologia pode ser usada como uma es­tratégia
na transição entre práticas tradicionais – em que o aluno tem uma postura
passiva – para propostas onde o aluno possui um papel ativo, sendo protagonista
na construção do conhecimento.
Agora vamos responder no fórum:
O que achou do Webquest? Na sua opinião quais são as características desta
metodologia de pesquisa que podem contribuir com seu trabalho com os alunos?

Alguns sites propostos para visitar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11808
http://amora.cap.ufrgs.br/oquee.php
http://quartaseriemargaridapardelhas.blogspot.com/
http://cleonicefagundes.pbworks.com/w/page/10374056/FrontPage


CRIAR AULA

Vamos pedir que vocês escolham com carinho uma aula (50 min) que vocês gostariam de dar aos alunos na lousa digital. Essa aula pode estar relacionada ao subtema, ou à sua própria matéria específica. Individualmente, descreva no processador de texto ou word, passe todas as informações possíveis para podermos entender e atender seus critérios. Que assunto se trata, qual o público alvo, qual a faixa etária, o objetivo, se você tem uma estratégia que sempre utiliza pode estar relatando, o que os alunos irão atingir com essa aula, entre outros. Fiquem a vontade, a aula é de vocês, iremos estar acompanhando de longe, postem no fórum qualquer dúvida.
O objetivo da criação dessa aula é para ajudarmos vocês a criarem atividades na Lousa Digital, precisamos entender, analisar seus conteúdos para ajudá-los.
Essa aula criada no Word, ou Processador de texto, terá que ser colocada na Biblioteca do Aluno, com o tema “Criar aula para Lousa Digital”. Espero a aula de cada um para analisarmos, isso vale pontos com peso, aguardamos sua atividade.
Lembre-se: vocês só criarão a aula no papel, nós iremos ajudá-los a montar na lousa.



UNIDADE III

ATIVIDADE 3.1

Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produzindo um pequeno texto a ser compartilhado aqui no Fórum:

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço as idéias, curiosidades?
Quais são as estratégias que utilizo e considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Convido você a ler um texto de Pedro Demo onde é abordado os desafios da linguagem no século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário